Redirecionar Páginas - 301 Redirect

Muita gente não sabe mas, para os buscadores atuais, o site http://www.empresa.com.br é diferente de http://empresa.com.br. Então, como transformar estes dois em um só e conseguir um melhor posicionamento nas buscas?

Para esta finalidade, e outras tantas, existe o 'redirecionamento 301". Este é o método mais eficiente para redirecionamentos de página. Não é um método difícil de implementar, levando apenas alguns minutos, é totalmente seguro, e conserva uma página padrão para os mecanismos de busca atuais. Então, se você possui mais de um domínio, ou precisa indexar suas páginas com e sem o "www", ou entre domínios ".com" e ".com.br", esta é a melhor maneira.

Caminho

No exemplo a seguir irei mostrar como trabalhar este redirecionamento utilizando o arquivo .htaccess. Vamos trabalhar aqui com 4 situações que irão apontar para o mesmo website: 

  1. http://www.empresa.com.br
  2. http://www.empresa.com
  3. http://empresa.com.br
  4. http://empresa.com
Como domínio padrão, vou utilizar o número 1. ? importante lembrar que estes domínios devem estar apontando para o mesmo servidor dns.

Agora vamos editar o arquivo .htaccess. Segue o modelo com comentários para facilitar:
 
# ? IMPORTANTE HABILITAR O REDIRECIONAMENTO UTILIZANDO
RewriteEngine on

# ? IMPORTANTE HABILITAR OS LINKS DE REDIRECIONAMENTO
Options +FollowSymlinks

# ESTA ? UMA VERIFICA??O
# SE ESTIVER UTILIZANDO OS TR?S PRIMEIROS ITENS, REESCREVA UTILIZANDO O ULTIMO
RewriteCond %{http_host} ^www.empresa.com$ [OR]
RewriteCond %{http_host} ^empresa.com.br$ [OR]
RewriteCond %{http_host} ^empresa.com$ [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.empresa.com.br/$1 [r=301,NC]
Mais uma dica: Se você já possui um redirecionamento para URL's amigáveis, coloque este código antes do código já existente.

Faça as modificações necessárias para que funcione com suas preferências e pronto. Você pode testar seu redirecionamento com este Verificador de redirecionamento amigável.

Se surgir alguma dúvida, deixe seu comentário!

Até o próximo post!


Tags desta matéria

Deixe sua opnião