Facebook monitora o chat em busca de atividades ilegais

Facebook e outras plataformas sociais estão monitorando suas ferramentas de chat dos usuários em busca de atividades ilícitas e notificando a polícia sobre qualquer comportamento suspeito detectado.

O software de detecção destas atividades ilegais nos chats consiste no monitoramento de palavras-chave ou frases que contém algum sinal de que algo pode estar errado, como uma troca de informações pessoais ou linguagem vulgar.

O software dá atenção especial às conversas entre usuários que se conectam de vários locais distintos e cujo dados de perfil indicam que algo pode estar errado, como, por exemplo, a diferença entre as idades. O software também é "inteligente" - ele é ensinado a ficar de olho em frases encontradas nos registros obtidos em bate-papo anteriores de criminosos, incluindo pedófilos.

Se o software sinaliza uma troca de conversação suspeita, ele notifica os funcionários de segurança do Facebook, que podem então determinar se a polícia deve ser notificada, ou não, de acordo com seus critérios.

Facebook

Mantendo a maioria dos chats monitorados pelos funcionários, o Facebook pode chamar a atenção dos defensores da privacidade, mas se os chats serão excluídos ou armazenados de forma permanente ainda é desconhecida.

Os novos detalhes sobre o sistema de monitoramento do Facebook veio de uma entrevista que a Chief Security Officer da empresa, Joe Sullivan, deu a Reuters . Pelo menos um pedófilo foi levado à julgamento após a verificação de resultados do monitoramento.

Quando questionado, o Facebook só repetiu as observações dadas por Sullivan à Reuters: "Nós nunca quisemos criar um ambiente onde se tem funcionários monitorando as comunicações privadas, por isso é muito importante que nós usemos a tecnologia que tem taxa de erro muito baixa."

 

Facebook trabalha com a aplicação da lei "quando apropriado e na medida exigida pela lei para garantir a segurança das pessoas que usam o Facebook," de acordo com uma página em seu site.

"Podemos divulgar informações nos termos a intimações, ordens judiciais ou outras solicitações (incluindo matéria penal e civil), se temos uma boa fé que a resposta é exigido por lei. Isso pode incluir o respeito pedidos de jurisdições fora dos Estados Unidos, onde temos uma boa fé que a resposta é exigido por lei ao abrigo das leis locais em que a jurisdição, aplicar aos usuários de que a jurisdição, e são consistentes com normas internacionais geralmente aceites."

"Nós também podemos compartilhar informações quando a boa fé é necessária para evitar fraudes ou outras atividades ilegais, para evitar dano corporal iminente, ou para proteger a nós mesmos e das pessoas que violem a nossa Declaração de Direitos e Responsabilidades. Isso pode incluir o compartilhamento de informações com outras empresas, advogados, tribunais ou outras entidades governamentais. "

Na verdade, o Facebook tem colaborado com as investigações da polícia no passado. Em abril, ele cumpriu com uma intimação policial do Departamento de Polícia de Boston, enviando mensagens impressas do papel de parede, fotos e login/IP de um suspeito de assassinato.

O Facebook está fazendo um serviço à população quando monitora conversas de comportamento criminoso? 

Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Até o próximo post!


Fonte: http://mashable.com/2012/07/12/facebook-scanning-chats/

Tags desta matéria

Deixe sua opnião